16 de dez. de 2013

BMW produzirá Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini no Brasil

A capacidade da fábrica em Araquari (SC) será de 32 mil veículos por ano, com o início das operações previsto para outubro de 2014


 


A BMW anunciou nesta segunda-feira que produzirá no Brasil os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini Countryman em sua primeira fábrica de automóveis na América do Sul, em Araquari (SC). A capacidade da fábrica brasileira será de 32 mil veículos por ano, com o início das operações previsto para outubro de 2014.


A unidade de 500 mil metros quadrados terá investimento de cerca de R$ 600 milhões e criará 1,3 mil empregos diretos, dos quais 60 já estão preenchidos, segundo informou a montadora. O local terá atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Todos os cinco modelos serão construídos na mesma linha de montagem.

"A fábrica de Araquari será o coração da BMW na América do Sul. Estamos orgulhos de nos tornarmos um pouco mais brasileiros", afirmou o diretor da empresa para as Américas, Ludwig Willisch. Ele também destacou a tecnologia pioneira do 320 ActiveFlex, equipado com o primeiro motor turbo bicombustível com injeção direta.


O BMW 320i ActiveFlex chegou nas concessionárias em novembro, mas teve seu lançamento oficial nesta segunda-feira, durante cerimônia da pedra fundamental da fábrica. O propulsor turbo flex de 2.0 l foi especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro e rende até 184 cavalos de potência, com velocidade máxima de 235 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 7s3. Ele também será produzido localmente quando a planta estiver pronta.


Além da nova fábrica de Araquari, o BMW Group produz motocicletas no Brasil desde 2010, em sua unidade localizada na cidade de Manaus, na qual são produzidos os modelos G 650 GS, F 800 R, F 800 GS e F 800 GS Adventure. Nos últimos três ano, o grupo BMW praticamente triplicou o número de concessionárias  no País, de 37 para 100, incluindo as marcas BMW, Mini e Motorrad.