O carro ganhará grade frontal no mesmo padrão da nova
identidade da Ford, já presente em modelos como o Fusion e o New Fiesta.
A traseira terá lanternas alongadas, invadindo as laterais. Com estes
traços, o novo Ka será o segundo modelo global nascido no Brasil, ou
seja, será vendido e produzido do mesmo jeito em diferentes regiões.
A fabricante não informou detalhes sobre motorização ou
versões, apenas que ele servirá de base para o novo modelo que será
lançado em 2014. O lançamento segue a linha do Ecosport, o primeiro
carro global da marca desenvolvido no Brasil, que também foi apresentado
como conceito e aos poucos teve detalhes revelados. A Ford espera que o
sucessor do Ka repita o sucesso do SUV brasileiro, que atualmente é
vendido na Ásia e Europa.
A companhia projeta um crescimento de 35% no segmento de
carros compactos entre 2012 e 2017, principalmente na América do Sul e
Ásia, que responderão por quase metade das vendas na categoria. No
mercado nacional, o novo Ka subirá de patamar para preencher o espaço de
preço logo abaixo do New Fiesta, que começa em R$ 39 mil, em
concorrência direta com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix e
Hyundai HB20.
Embora tenha sido apresentado como Ka, o novo modelo
compacto da Ford usa a mesma plataforma do EcoSport e do New Fiesta, e
pode até mudar de nome. "Ainda estamos estudando se manteremos o nome
Ka", afirmou o gerente de marketing da Ford Brasil, Oswaldo
Ramos, adiantando que a alcunha Escort já está descartada para esse
modelo.
A importância do novo carro compacto para a montadora
foi ressaltada pela presença de Bill Ford, presidente do conselho
mundial, na apresentação em Camaçari, de Joe Hinrichs, presidente para
as Américas, além do ministro Fernando Pimentel e do governador da
Bahia, Jaques Wagner.