Com pequenas modificações estéticas e nova calibragem no motor e na transmissão, versão atualizada da picape tem preços que partem de R$ 76.990 e chegam a R$ 126.990. Veja análise abaixo.
TERRA:
A Mitisubishi L200 Triton ganhou novos retoques,
o chamado facelift, em sua linha 2014. Com mudanças visuais discretas na
frente, no motor e na transmissão, o modelo se apoia na tradição da
Mitsubishi em veículos off-road para esconder as marcas de cansaço (o
modelo desembarcou no Brasil em 2008) e enfrentar uma concorrência cada
vez mais acirrada na categoria. Os preços da nova linha variam de R$
76.990, na versão HLS 2.4 Flex, a R$ 126.990, na HPE 3.2 Diesel com
transmissão automática.
A principal mudança da L200 Triton 2014 aconteceu no
motor e no câmbio. A diferença em relação ao modelo anterior pôde ser
notada durante o teste feito pela reportagem do Terra,
iniciado em Mogi Guaçu e prolongado por estradas de terra batida, lama e
asfalto do interior paulista e do sul de Minas Gerais.
O veículo utilizado foi o top de linha da versão HPE,
que representa 40% do mix de vendas da L200 Triton. Até o final de
outubro, exatamente 18.016 L200 haviam sido emplacadas em 2013, segundo a
Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Suas
principais concorrentes são a Chevrolet S10, a Toyota Hilux, a
Volkswagen Amarok, a Ford Ranger e a Nissan Frontier.
Conjunto de transmissão e motor recalibrados
As versões movidas a diesel da L200 Triton receberam um reescalonamento no trem de força. O motor 3.2 litros turbo passa a entregar 180 cavalos a 3.500 rpm e a gerar 472,5 NM de torque – ante 170 cavalos e 342,3 NM de torque da linha anterior, segundo explica Fábio Maggion, supervisor de engenharia e planejamento estratégico da Mitsubishi. O propulsor Flex mais potente, o de 3.5 litros, segue com os mesmos 205 cavalos e 328,5 NM de torque.
As versões movidas a diesel da L200 Triton receberam um reescalonamento no trem de força. O motor 3.2 litros turbo passa a entregar 180 cavalos a 3.500 rpm e a gerar 472,5 NM de torque – ante 170 cavalos e 342,3 NM de torque da linha anterior, segundo explica Fábio Maggion, supervisor de engenharia e planejamento estratégico da Mitsubishi. O propulsor Flex mais potente, o de 3.5 litros, segue com os mesmos 205 cavalos e 328,5 NM de torque.
Já a transmissão, na configuração automática de cinco
velocidades sequencial, foi reprogramada de modo a reduzir as duas
primeiras marchas em até 25% , facilitando a transposição de obstáculos,
e “alongada” em 9,8% na quinta, para atingir melhores níveis de consumo
de combustível em estrada. Durante o teste, foi possível manter a
velocidade de cruzeiro de 120 quilômetros por hora a 2.000 rpm. Outra
novidade que aumenta a autonomia da picape é o tanque de combustível de
90 litros, 20% maior.
Operação sem bisturi
Na parte frontal, em substituição à antiga, no formato colmeia, a nova grade traz faixas horizontais. O para-choque foi levemente redesenhado, tem mais vincos e abriga novos faróis de neblina. Já os retrovisores, na versão top de linha HPE, são agora rebatidos eletricamente e têm luzes indicadoras de seta. As rodas aro 16 também possuem novo design. O conjunto ótico, o capô e as demais partes do carro permanecem idênticas.
Na parte frontal, em substituição à antiga, no formato colmeia, a nova grade traz faixas horizontais. O para-choque foi levemente redesenhado, tem mais vincos e abriga novos faróis de neblina. Já os retrovisores, na versão top de linha HPE, são agora rebatidos eletricamente e têm luzes indicadoras de seta. As rodas aro 16 também possuem novo design. O conjunto ótico, o capô e as demais partes do carro permanecem idênticas.
Interior segue atraente, mas materiais são pobres
Por dentro, a Triton tem design harmonioso e moderno, mas o que agrada aos olhos à primeira vista decepciona no toque. O painel de instrumentos é ergonômico e conta com central multimídia de 7 polegadas de comandos intuitivos. O volante, usado em outros carros da marca, tem boa pegada e comandos de som e do piloto automático. Mas o excesso de plásticos duros e com encaixes por vezes irregulares deixa a desejar. Um carro nessa faixa de preço também merecia quebra-sóis mais bem confeccionados.
Por dentro, a Triton tem design harmonioso e moderno, mas o que agrada aos olhos à primeira vista decepciona no toque. O painel de instrumentos é ergonômico e conta com central multimídia de 7 polegadas de comandos intuitivos. O volante, usado em outros carros da marca, tem boa pegada e comandos de som e do piloto automático. Mas o excesso de plásticos duros e com encaixes por vezes irregulares deixa a desejar. Um carro nessa faixa de preço também merecia quebra-sóis mais bem confeccionados.
Os bancos da versão testada são forrados em couro preto
com costura dupla na cor prata. Os dianteiros cumprem bem o propósito de
abraçar tanto motorista quanto passageiro. Os traseiros acomodam bem
dois adultos sem aperto. Sensor de estacionamento e câmera de ré são
opcionais.
Suspensão acertada
Batizado SDS (Sport Dynamic Suspension), o sistema de amortecimento que equipava também as Triton 2013 conta com pistão de efeito duplo e amortecedores recalibrados, que reagem melhor a imperfeições na pista. A sensação que se tem é a de que pequenos buracos são ignorados pelo veículo, transmitindo menos vibração aos ocupantes da cabine.
Batizado SDS (Sport Dynamic Suspension), o sistema de amortecimento que equipava também as Triton 2013 conta com pistão de efeito duplo e amortecedores recalibrados, que reagem melhor a imperfeições na pista. A sensação que se tem é a de que pequenos buracos são ignorados pelo veículo, transmitindo menos vibração aos ocupantes da cabine.
Nas curvas, mesmo embaixo de chuva e sem carga na
caçamba (de capacidade para 1.095 quilos), o carro se mantém estável,
com pouca torção da cabine e sem apresentar tendência de sair de
traseira.
Versões e preços:
L200 Triton HPE 3.2 Diesel A/T - R$ 126.990
L200 Triton HPE 3.2 Diesel M/T - R$ 116.990
L200 Triton HPE 3.5 Flex M/T - R$ 103.990
L200 Triton Savana - R$ 116.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLS - R$ 99.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLX - R$ 91.990
L200 Triton 2.4 Flex HLS -R$ 76.990
L200 Triton GL - Sob consulta (frota)
L200 Triton HPE 3.2 Diesel M/T - R$ 116.990
L200 Triton HPE 3.5 Flex M/T - R$ 103.990
L200 Triton Savana - R$ 116.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLS - R$ 99.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLX - R$ 91.990
L200 Triton 2.4 Flex HLS -R$ 76.990
L200 Triton GL - Sob consulta (frota)