Saiba mais sobre a versão Exclusive 1.6 com câmbio automático do novo Citroën C3.
Ele chegou e causou boa impressão por vários fatores. O teto Zenith foi o que mais chamou atenção no primeiro momento, mas não é só na aparência que o C3 ficou melhor. Apesar de ser um carro mais requintado que o anterior, até os 60.000 km você gasta a mesma quantia na hora da manutenção como se tivesse o C3 antigo. Não dá para negar que isso é bom.
Nessa versão Exclusive automática, que parte de R$ 53.990, há muitos itens de conforto de série. Entre eles estão a direção elétrica, o ar-condicionado digital, os freios com ABS, airbag duplo frontal e até sensor de chuva.
Mas se você deseja uma cor diferente, como a Rouge Rubi das fotos, se prepare para desembolsar mais R$ 1.090. A única cor que não tem custo é a Blanc Blanquisse. Existe uma cor opcional, que é a branca perolizada (Blanc Nacre), que custa R$ 1.490. Pelo site da marca, adicionando aos opcionais o sistema de navegação Myway (GPS), airbags laterais e o sistema de som com conexão via Bluetooth, o C3 de R$ 53.990 passa a custar R$ 60.580.
O câmbio automático de quatro marchas trabalha bem com o motorista que não é apressado. Ele troca as marchas no momento certo, sem deixar o motor gritar muito. Assim, quando você está acompanhado de boa música, a sensação é de estar no sofá de casa, sem perceber os ruídos que se passam na estrada. A 90 km/h, o motor trabalha a apenas 2.500 rpm. O teste de ruído a 120 km/h registrou apenas 65,8 dB, resultado digno de sedãs médios.
Com o câmbio em modo “Drive” é possível fazer a troca de marchas pelas aletas no volante, mas ele não indica, no painel, qual a marcha você acabou de engatar, mostrando apenas um “D”. Em modo “S”, esportivo, ele apenas indica que está em condição de acelerar até o limite de giros, ainda sem indicar a marcha. Outro fator que aborrece quem gosta de pilotar de forma mais esportiva é que, mesmo na seletora manual, o carro troca de marcha quando acha que as rpm estão muito baixas ou altas. Dessa forma, o motorista perde a vontade de dirigir, deixando o câmbio sempre em “Drive”.
CORTESIA? NÃO NO NOVO CITROËN C3
Exceto na Origine que não traz o teto Zenith, as outras versões do Citroën C3 (Tendance e Exclusive) não vêm equipadas com o espelho de cortesia. Por isso, a marca disponibiliza um que deve ser colocado no para-sol (foto). E você tem de pagar R$ 80 por ele.
SEU BOLSO
Preço real: R$ 53.990
Desvalorização (1 ano): 10,2%
Garantia: 3 anos
Financiamento (a.m.): 1,2%
Parcela: R$ 1.050
(50% de entrada + saldo em 36 vezes)
Seguro: R$ 1.808
1ª revisão: R$ 267
Por onde quer que você passe o novo C3 chama atenção. A iluminação diurna com LEDS dá o toque que faltava para o design do hatch. A versão automática deixa clara a sua proposta: o conforto. Mas o conhecido câmbio de quatro marchas não é suficiente para um carro com o nível de sofisticação que o C3 atingiu. Poderia custar menos.
Avaliação do Teste: 3/5
“CarroOnline”