20 de out. de 2012

i30, de saída, ainda vale a pena?

Veja se compensa comprar um 0 km ou se é melhor optar pelo seminovo.

 

 

Hyundai i30 manual R$ 52.000 - 0 km



Uma das poucas unanimidades do mercado nacional, o i30 que você conhece está de saída, mas nem por isso deixa de ser uma boa opção. Potente, espaçoso, confortável e bem equipado, enquanto a marca tiver o modelo em estoque, haverá quem o queira. No entanto, a versão mais indicada para quem quer ter mais liquidez na revenda é a automática, e não a equipada com câmbio manual, que desvaloriza mais e tem procura menor. Mas se você não faz questão desse conforto extra, saiba que os 5 anos de garantia e as revisões com preço razoável, farão você sentir orgulho da compra que fez.

BOM E RUIM

+ Versão básica vem com ar, direção, trio elétrico, MP3 e rodas de aro 16”.

+ Até os 20.000 km tem mão de obra grátis e há 5 anos de garantia.


- A desvalorização é baixa, mas vai subir com a chegada do novo modelo.

- Versão com câmbio automático tem mais procura entre os seminovos.



Fiat Bravo Absolute Dual. R$ 51.582 - 2011




O Bravo, apesar de pecar pelo espaço interno, impressiona pelo estilo e, na versão Absolute, pela boa quantidade de equipamentos de série. Contudo, você não precisa pagar mais de R$ 51.500 por ele. Na versão Essence, que traz o mesmo motor 1.8 16V de 132 cv e câmbio Dualogic, pode-se economizar quase R$ 4.000 e ela ainda pode vir com direção elétrica, ar-condicionado, MP3 player com Bluetooth e trio elétrico. Quer mais pra quê?

BOM E RUIM

+ A desvalorização do modelo usado não ultrapassa os 6,6% em um ano.

+ As manutenções de fábrica são a cada 15.000 km e não são caras.


- Espaço interno não é dos melhores e o consumo é muito alto com etanol.

- Preço das peças assusta quem está chegando agora na categoria.



DICA DA REDAÇÃO
- Versão Essence tem quase o mesmo nível de equipamentos, mas custa R$ 3.800 a menos e desvaloriza a metade


Ford Focus Ghia aut. R$ 52.884 - 2011



Nenhum dos quatro concorrentes vem mais equipado do que ele. Além de tudo o que os outros têm, ele ainda vem com comando de voz para algumas funções do carro, teto solar e bancos de couro de série! Isso sem falar do câmbio automático “de verdade” e de uma capacidade dinâmica de fazer inveja em qualquer hatch médio. Seu problema está na desvalorização, pois além de a versão Ghia não ser mais fabricada, o Focus vai mudar tudo no ano que vem.

BOM E RUIM

+ Muito espaço interno e bom desempenho, mesmo automático.

+ Completíssimo de série, vem até com teto solar no pacote.


- Mudança de modelo no ano que vem fará ele desvalorizar mais.

- Duas revisões, a de 40.000 km e a de 50.000 km, passam dos R$ 1.000.



DICA DA REDAÇÃO
- Vale a pena procurar a versão Titanium, lançada no mesmo ano e que é vendida hoje. Custa só R$ 1.800 a mais!


Honda Civic LXL aut. R$ 53.080 - 2010



Um dos melhores carros já produzidos no país, o Honda Civic da geração anterior ainda tem seus fãs, mas a exemplo do que acontecerá com o Focus, ele desvalorizará demais depois da chegada do novo modelo. Você perderá quase R$ 5.000 em apenas um ano de uso de um carro que já desvalorizou quase 20%. Porém, se não precisar muito do espaço no porta-malas, terá nas mãos um oásis de conforto, espaço e dirigibilidade. Vale a pena!

BOM E RUIM

+ Dirigibilidade sem igual e o acabamento é melhor que o do Civic atual.

+ Bem equipado de série, e a versão LXL traz também bancos de couro.


- Está em franca desvalorização. Perde, em média, 9% ao ano.

- Peças não são baratas e você vai trocar algumas a partir dos 50.000 km.



DICA DA REDAÇÃO
- Você faz questão do câmbio automático? Se não, saiba que o LXL manual custa, em média, R$ 5.000 a menos

PALAVRA DO ESPECIALISTA - O poder das mudanças...

É claro que com R$ 52.000 sua vontade é entrar em um carro com cheirinho de novo, no entanto, o mercado de usados está em um momento tão bom para comprar, que é possível superar esse capricho. A escolha pelo Ford Focus é porque ele vai levar mais tempo para desvalorizar do que o i30, e no primeiro ano de uso você vai perder bem menos do que com o Hyundai, algo em torno de 5% contra 11%. O Ford também vem mais equipado, uma vez que o i30 não traz couro, teto solar nem o sistema de comando por voz do Ford. O mesmo exemplo você pode aplicar ao Civic, que além de ser um carro mais legal de se ter, ainda conta com o câmbio automático e os bancos de couro de série. Fosse contra o i30 com “GLS completíssimo” por esse preço, a decisão seria a favor do sul-coreano. No caso do Fiat Bravo, ele vale a pena na versão Essence, a Absolute ainda está cara demais.