7 de dez. de 2009

Fiat garante futuro de muscle-cars da Dodge

Outros modelos podem ser vendidos pela marca italiana na Europa.

O futuro dos tradicionais muscle-cars da Dodge está garantido na Europa, mas outros modelos da marca devem ser vendidos com a logomarca da Fiat no Velho Continente.

Segundo informações da agência de notícias Automotive News, a Fiat – nova proprietária da Chrysler, que detém a marca Dodge -, está procurando traçar uma estratégia que coloque as todas as marcas da empresa norte-americana em sinergia no mercado mundial.

“Challenger e Charger são quase que patrimônios americanos e vamos preservá-los como veículos da marca Dodge em todo o mundo. Uma de nossas tarefas imediatas é analisar quais outros produtos Dodge têm potencial para serem utilizados internacionalmente pela marca Fiat”, declarou o CEO da aliança Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne.

Especula-se que modelos como os crossovers Nitro e Journey podem acabar ganhando a logomarca dos italianos em mercados como as Américas do Norte e Latina.

Sobre as demais marcas, a Fiat deve promover algumas mudanças nos produtos que são vendidos atualmente na Europa.

A linha de produtos da Chrysler deve crescer com a chegada de modelos fabricados pela Lancia, como o Delta e a próxima geração do compacto Ypsilon, que deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2011. No caso destes modelos, ambos serão vendidos como Lancia na Itália. Nos demais países, os carros podem ser comercializados sob outra marca.

A Jeep não passará por mudanças imediatas, sendo que sua gama atual de utilitários esportivos e crossovers devem permanecer em linha. Já as picapes RAM podem desembarcar na Europa como parte da futura linha de veículos comerciais da Fiat, mas ainda não há uma data de lançamento das picapes no continente.

Dados fornecidos pela Chrysler informam que os europeus compraram 87.637 veículos de todas as marcas do grupo em 2008. A Jeep foi a marca mais bem-sucedida, com 32.542 unidades vendidas, seguida por Chrysler (28.936 veículos) e Dodge (26.159 veículos).

“CarroOnLine”