29 de ago. de 2014

Swift volta ao Brasil

Hot hatch da Suzuki chega em versão apimentada de 142 cv. Preços partem de R$ 74.990



Está chegando às concessionárias da Suzuki em setembro o novo Swift. O hot hatch será vendido em duas versões, Sport e Sport R, com preços de R$ 74.990 e R$ 81.990, respectivamente. 
Diferentemente do modelo vendido durante os anos 1990 por aqui, com motor 1.0 e apelo de massa, o Swift retorna ao Brasil para disputar o consumidor do restrito segmento dos "carros de imagem". Para Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki no Brasil, a novidade "vai construir uma nova identidade" para a marca por aqui, afastando um pouco o espírito aventureiro corroborado pelo jipe Jimny. 
A missão do Swift, contudo, não será fácil. Na categoria em que se insere, somente o MINI Cooper pode se envaidecer com sua participação no mercado. De acordo com dados da Jato Dynamics, empresa especializada em análise do mercado automotivo e parceira da CARRO/CARRO ONLINE, o hatch inglês soma 997 unidades vendidas de janeiro a julho deste ano. Isolando o sétimo mês do anos foram apenas 167 emplacadas do MINI. Os outros dois concorrentes diretos do Swift, Audi A1 e Citroën DS3 tiveram 288 e 264 unidades comercializadas no primeiro semestre de 2014, respectivamente (em julho, foram 42 unidades do alemão e dez do francês). 
Segundo Rosenfeld, a Suzuki planeja vender 1.000 unidades do Swift por ano, importando entre 100 e 120 unidades por mês. A estratégia é a de trazer novos consumidores ao segmento, em vez de abocanhar da concorrência. Para isso, a marca aposta na confiabilidade mecânica japonesa e, especialmente, na versatilidade do hot hatch. "O usuário pode tirar proveito de toda a esportividade dele sem abrir mão do conforto no dia a dia", salientou o presidente da marca. 
Além disso, a interessante lista de equipamentos de série é outro atrativo do Swift. Na versão de entrada, a Sport, o hot hatch já vem equipado com seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, faróis bixenônio adaptativos, direção elétrica, ar-condicionado automático, piloto automático e sistema de som com bluetooth. A versão Sport R, criada exclusivamente para o Brasil, se diferencia pelas rodas aro 17'', sensor de estacionamento traseiro, dois tons de pintura na carroceria e central multimídia com navegador. 
VISUAL SÓBRIO
Ainda que um dos principais argumentos para promover o Swift seja o desempenho do motor 1.6 de 142 cv (que resulta na elogiável relação de peso-potência de 7,5 kg/cv), o estilo do compacto é mais simpático do que esportivo ao olhar. Mesmo contando com uma grade frontal avantajada, duas saídas de escapamento atrás e rodas de 17'' na versão Sport R (na Sport, são de 16''), as linhas arredondadas da carroceria acabam suavizando o apelo arrojado do hatch. 
Por dentro, o acabamento segue o mesmo padrão simplista do que se vê externamente. Com uma aparência muito simples para um carro de sua categoria no Brasil, o material utilizado na cabine não transmite a sensação de qualidade que se espera em um modelo com o preço do Swift Sport. Além de rebarbas em alguns encaixes, a espuma dos para-sóis passa longe da sofisticação e também é possível ver alguns fios atrás do porta-luvas. 
A vida a bordo no banco traseiro do Swift é limitada. Apenas dois adultos se acomodam com conforto ali, e transportar três pessoas é um exagero, independentemente da altura dos ocupantes. O Swift Sport, na realidade, parece ter sido feito para dois, já que até o seu porta-malas é pequeno, com capacidade para apenas 210 litros (duas mochilas já ocupam quase todo o espaço). 
CONQUISTA PELA EMOÇÃO
Mas, se o Swift não impressiona pela falta de capricho no acabamento, em compensação, ao volante ele mostra predicados que podem ajudá-lo a conquistar proprietários. Já pelo banco o motorista percebe a vocação esportiva do carro, uma vez que ele “abraça” bem o corpo, garantindo apoio nas curvas. A alavanca do câmbio manual de 6 marchas também está bem próxima ao motorista, proporcionando agilidade nas trocas. Os pedais são de metal e estão bem localizados, próximos um do outro, o que também facilita a condução esportiva.
Para descobrir do que o Swift Sport é capaz, ainda pudemos avaliar o hot hatch no autódromo Vello Città, no interior paulista. Na moderna pista (homologada pela FIA), foi possível explorar os limites do carro. E o Swift não desapontou. Com respostas ágeis, o motor 1.6 se mostrou bastante vigoroso e elástico, apesar de os 17 mkgf de torque surgirem tarde, a 4.400 rpm, e os 142 cv somente a elevadas 6.900 rpm. Mesmo nas saídas de curva em aclives, com o motor girando a 3.500 rpm, não foi preciso reduzir para retomar velocidade. Quando o câmbio foi exigido, os engates se mostraram sempre precisos, facilitando a condução mais rápida.
A Suzuki não divulgou os números oficiais de desempenho do Swift, mas em uma conversa informal, o presidente Luiz Rosenfeld disse que o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 7s5, aproximadamente. A velocidade máxima atingida no circuito foi pouco superior a 160 km/h, em 4ª marcha, mas é preciso lembrar que a pista não possui uma reta uma reta longa o bastante para o carro alcançar a velocidade final.
Ainda mais elogiável do que o desempenho do motor é a dirigibilidade do veículo. O carro se mostrou muito estável e preparado para reações rápidas sem comprometer a condução. Especialmente quando equipado com as rodas de 17’’ e pneus mais largos, o comportamento do compacto é merecedor de aplausos. E quando foi preciso, os controles de estabilidade e tração atuaram de modo exemplar. Não é à toa que o modelo pode ser alugado para ser pilotado no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, pelas empresas que administram o autódromo. 
Se depender apenas da emoção, o Suzuki Swift Sport tem totais condições de conquistar seu espaço entre os concorrentes. Ainda mais se for a versão R. O obstáculo pode ser o preço. 
FICHA TÉCNICA
Motor dianteiro, transversal, DOHC, VVT, 16 válvulas, gasolina; Cilindrada 1.586 cm³; Potência 142 cv a 6.900 rpm; Torque 17 mkgf a 4.400 rpm; Câmbio manual, 6 marchas; Tração dianteira; Suspensãodianteira tipo McPherson, traseira eixo de torção; Pneus 205/45/R17 (Sport R); Carroceria hatch;Dimensões (comp./larg./alt./entre-eixos) 3,89 m/1,69 m/1,51 m/2,43 m; Peso 1.065 kg