9 de dez. de 2013

O Adeus.

Fiat prepara edição comemorativa Grazie, do Uno Mille

A Fiat anunciou o fim da linha Uno Mille, o que é uma triste notícia. Para comemorar tantos anos de sucesso, eles vão lançar o Fiat Grazie Mille.

Para alegria de poucos, mas para a tristeza de muitos, finalmente chegará ao fim a trajetória de um dos carros mais bem sucedidos da história da indústria automobilística brasileira: o Fiat Uno terá uma linha de agradecimento e despedida a ser lançada no final desse ano. A fábrica da montadora em Betim – MG, já está produzindo o modelo.
Esse será o que promete ser o encerramento perfeito para um modelo que chegou ao Brasil em 1984, e que desde então, está no imaginário do povo brasileiro, de onde não sairá tão cedo. O veículo sempre esteve entre os mais vendidos, e com o surgimento, na segunda metade dos anos 1990 da linha de veículos populares, ganhou ainda mais notoriedade, competindo palmo a palmo com o VW Gol pelas vendas no mercado brasileiro.


A montadora ainda não divulgou quais serão todos os itens disponíveis nessa “nova” versão do bom e velho Uno Mille, mas ao que se sabe, o carro virá com os acessórios simples como de costume para sua faixa de mercado. Ou seja, sem grandes extravagâncias, apenas o básico: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos.
O Uno Mille é um dos carros mais conhecidos do Brasil, tendo como rivais em popularidade, somente o já citado VW Gol e o GM Corsa (mais recentemente esse posto coube ao Celta). Sua popularidade se deveu principalmente ao preço acessível, fazendo com que se tornasse o primeiro carro de muita gente. Também ficou conhecido por ter um motor confiável e por ser bastante econômico. Essas foram as chaves para o seu sucesso e para sua longevidade dentro do mercado brasileiro.

Mesmo com a chegada do Palio (que visava substituí-lo) e com o lançamento mais recente do novo Uno (uma nova versão mais estilizada, moderna e colorida), o Mille continuou a ser produzido. Mas ao que parece, seus dias estão mesmo contados. A iniciativa será a última movimentação da montadora italiana em relação ao Mille. Ele não será mais produzido, ao menos não para o mercado brasileiro.
A iniciativa visa comemorar os quase 30 anos de serviços prestados pelo veículo, que deixará de ser comercializado depois disso. A palavra “grazie” significa, em italiano, simplesmente “obrigado”. Ou seja, um agradecimento ao simpático “carrinho”. Nada mais justo: foram milhões de unidades vendidas durante todo esse tempo, o que só prova o carinho que as pessoas tem por esse carro. Grazie, Mille! Obrigado, Mille! Até breve!