26 de jul. de 2013

De rosa, "Musa do Rally" festeja dupla feminina e promete correr com filha

Helena Ramos, 32 anos, chama a atenção por onde passa no Rally dos Sertões 2013. Em sua sexta participação, a empresária atrai olhares nas pistas por sua extravagante Mitsubishi L200 cor de rosa, que divide com a navegadora Claudia Grandi na categoria Super Production; fora delas, pela fama de “musa do rali” que a acompanha pelo menos desde 2011 e que até mesmo estampa o veículo com o qual compete a única dupla feminina da disputa.

“Isso me incomodava um pouco, porque eu queria ser reconhecida como piloto. Mas logo isso caiu por terra”, contou Helena, atual vice-líder do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country, em entrevista ao Terra. “Nunca fui menininha. Não fui eu que me autoproclamei. Quando me deram o título, como mulher, me envaideceu muito”, completou ela, que compete pela equipe Expert 4x4.

O título de “musa do rali” valeu também a Helena o convite para desfilar no Carnaval de São Paulo pela X-9 Paulistana em 2012, quando a escola de samba homenageou o próprio Rally dos Sertões. Fez sucesso e voltou em 2013. E segundo confidenciou Sergio Inácio Gonçalves, mecânico da própria Expert 4x4, “ela fez até gravações com a Juju (Salimeni), ex-panicat”.

Também em 2012, começou a atual parceira com Claudia Grandi, que lhe rendeu o sétimo lugar na categoria Super Production no Rally dos Sertões. Grandi sucedeu a também navegadora Gi Tortelli, que se afastou das competições por conta de uma gravidez, e foi muito bem recebida – não por acaso, a parceria se manteve.

“Não foi uma exigência, mas eu me sentia mais à vontade (correndo com mulheres). A gente divide momentos de mais intimidade. No Sertões, é uma escolha”, contou Helena, que comemora a parceria atual. “Rolou uma afinidade muito grande. As duas evoluíram bastante”, completou.

Com a parceria de dois anos, Helena vê o bom desempenho de 2012 como um incentivo para a própria dupla. “Foi muito bom pela própria evolução. Tivemos muitos problemas, alguns recorrentes, mas só de concluir foi uma vitória. Quem acompanha, sabe das dificuldades”, acrescentou a piloto, feliz por ter terminado o Sertões do ano passado entre os 10 primeiros.

Com uma dupla exclusivamente feminina, os patrocinadores da parceria rapidamente se interessaram e entregaram um carro com o layout todo cor de rosa que atrai a atenção do público na pista. Ela, que já correu com carro de diversas cores desde que estreou no Sertões em 2008, aprovou a novidade.

“Não é uma exigência. Era uma ideia do patrocinador do ano passado. Para os patrocinadores, é bom. Eu tive o presente de (o carro) ser rosa de novo neste ano”, conta a musa, que não se furta de comentar a presença do polêmico Grupo Marcus França como um de seus principais patrocinadores – França é o presidente do grupo que opera, entre outras empresas, a TelexFree, denunciada por suposto golpe da pirâmide financeira.

“É muito bom a gente falar sobre isso. Ele não é proprietário da empresa (TelexFree). Os processos estão parados. O grupo investe em diversos setores, tem emissora de TV, e também investe no marketing multinível. Não tenho motivo para me desvincular. Ele não é dono; é um divulgador independente, e quer divulgar a marca da empresa”, defende.

Em 2014, Helena deve estar de volta ao Rally dos Sertões, mas já com outra navegadora no lugar de Claudia Grandi: a filha mais velha, Maiara, 15 anos, formará dupla com a mãe na 22ª edição do rali. Será mais uma aventura para Helena Ramos, empresária, destaque de escola de samba, mãe (tem outros dois filhos, 12 e 10 anos, que correm de kart), advogada, modelo... “E louca, né?”, brincou a piloto, encerrando o bate-papo.