De cara nova, picape também ganha pacotes de segurança e tecnologia
Aderindo ao design mundial da marca, a VW Saveiro chega ao mercado em cinco versões. A de entrada, que é dominada apenas por Saveiro cabine simples, tem, segundo Luiz Alberto Veiga, diretor de design e package da Volkswagen, “um apelo ao trabalho” no campo. Existe também a Saveiro Trend CS, Trend CE, Trooper CE e Cross CE, a top de linha.
Já na versão de entrada ela vem equipada com motor 1.6 de 104 cv de potência com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. Na parte externa, há proteção de caçamba que tem tampa com chave.
Na Trend CE que testamos há ainda santantônio, calotas integrais para as rodas de 14”, pára-choque na cor do veículo, grade do radiador em preto Ninja com friso cromado, faróis duplos com máscara negra e rack de teto.
Para o conforto, o banco do motorista vem com regulagem de altura, os retrovisores e vidros são elétricos e há também direção hidráulica no pacote Trend, tanto para cabine simples como para cabine estendida.
As evoluções na Saveiro ficam na parte de segurança. Ela vem com detector de colisões, um sistema que após o acidente aciona automaticamente as luzes de alerta, a luz do habitáculo e destrava as portas. Outro sistema de segurança é o Emergency Stop Signal, que aciona as luzes de freio em uma frequência maior, de forma intermitente, para que os outros motoristas possam ver que há uma situação de risco. Nesse item de segurança também ocorre o acionamento das luzes de pisca. Pode parecer pouco, mas um item importante, que pode ser integrado aos acessórios de segurança e conforto, é o amortecedor na tampa da caçamba. Esse amortecedor, que existia no modelo anterior, impede que, ao abrir a caçamba, a tampa despenque em quem está próximo. Isso evita acidentes, considerando que a tampa não é leve.
O Eco Comfort, já utilizado no VW Gol e Voyage, ajuda o motorista a guiar de maneira mais econômica, avisando que é preciso fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver ligado, por exemplo. O Comfort Blinker também já foi adotado pelos outros carros da linha e é aquele sistema que basta um toque na alavanca do pisca para indicar mudança de faixa.
O rádio, que não vem de série em nenhuma versão, nem mesmo na top (Cross), é equipado com bluetooth, cd, entrada USB e rádio AM/FM.
O desempenho de 0 a 100 km/h da Saveiro Trend 1.6 cabine estendida foi de 12,2 segundos, o mesmo resultado do modelo que acaba de sair de linha. O consumo, em relação ao modelo anterior, diminuiu. A média PECO ficou em 8,1 km/l, 0,6 km/l a menos. O consumo urbano é parecido (apenas 0,3 km/l a menos que o modelo anterior), mas o rodoviário de 10,1 ficou com um litro em desvantagem.
Um auxílio à dirigibilidade é o novo ECU (unidade de controle eletrônico) que comanda o motor com maior capacidade de processamento. No nosso teste deu para perceber que, com as inovações tecnológicas, a VW Saveiro é uma boa candidata para atingir a primeira colocada do segmento, a Fiat Strada.
Saveiro Cabine Simples R$ 33.490
Saveiro Cabine Estendida R$ 36.610
Saveiro Trooper R$ 43.390
Saveiro Cross R$ 48.990