22 de abr. de 2013

Novo Ford Fiesta ganha cara de Fusion e novas versões

Modelo começa a ser produzido em São Bernardo do Campo e tem motorização revista

O Fiesta mudou e já está em 2014. Explico. A frente agora lembra a do recém-lançado Fusion, a partir de agora, o hatch deixa de ser trazido do México e passa a ser feito em São Bernardo do Campo. Com isso, ganha mais versões e um preço inicial mais baixo, R$ 38.990. Por fim, segundo a Ford, ele já será oferecido como modelo 2014 (para não criar confusão na cabeça do consumidor, que ainda pode encontrar algumas unidades do modelo mexicano).
Com tanta mudança, a Ford já planeja uma vida próspera para o modelo. Fala até em ser líder do segmento de hatches com motorização acima de 1.0L. Para isso, terá que sair das modestas 1.500 vendas por mês, para algo em torno de 6 mil.
Condições para o feito, o novo Fiesta tem. O desenho, por exemplo, que agrada uma parcela considerável de consumidores, foi atualizado e recebeu a nova identidade visual da marca. Leia-se, dianteira parruda com um grande trapézio embaixo do capô e filetes prateados. Como nos novos EcoSport e Fusion.
Estranhamente, em um carro que quer ser moderno, o filete de LEDs que ficava no canto do para-choque saiu de cena para a entrada de um conjunto de faróis de neblina convencionais. Será uma questão de custo? A Ford desconversa e fala em preferência do consumidor.
A lateral permaneceu inalterada, já a traseira ganhou um aerofólio ainda mais ressaltado e nova disposição de elementos na lanterna.
Mecânica
Estão na parte mecânica as maiores alterações. O Fiesta passa a ser oferecido com motor Sigma 1.5 16V na versão de entrada S e intermediária SE. O propulsor conta com bloco, cárter e cabeçote em alumínio. A potência máxima é de 111 cv com etanol e 106 cv com gasolina. Este motor estreia com classificação B no Inmetro para consumo de combustível.
Já o motor Sigma 1.6 16V, que já era oferecido no Fiesta mexicano, ganhou melhorias. Além de contar com cabeçote, carter e bloco em alumínio, agora traz duplo comando variável independente. A alteração deixou o propulsor mais potente e econômico. Tem potência máxima de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. Além disso, recebeu classificação A pelo Inmetro para consumo.
Outra agradável novidade no hatch da Ford é a adoção do câmbio automático de seis marchas e dupla embreagem PowerShift, como opcional. A caixa é oferecida a partir da versão 1.6L SE por um adicional de R$ 3.500.
Versões
Desde a versão mais básica, o novo Fiesta vem com um conjunto de equipamentos bem completo. A S 1.5L, oferecido por R$ 38.990, sai de fábrica com duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, alarme volumétrico, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos e sistema de som MyConnection com entrada USB e bluetooth. A SE 1.5L, que sai por R$ 42.490, acrescenta faróis de neblina, rodas de alumínio aro 15.
Com motorização 1.6 são mais duas versões, a SE e Titanium (ambas com opção do PowerShift). A SE agrega controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global e sistema SYNC com comandos de voz em português. Tudo isso por R$ 45.490 com câmbio manual.
A versão top Titanium 1.6, vendida por R$ 51.490, tem ainda bancos e volante em couro, sete airbags, controle automático de velocidade, sensores de chuva, estacionamento e de acendimento automático do farol e retrovisor interno eletrocrômico.
Impressões
Nosso primeiro contato com o novo Fiesta foi rápido. Apenas um trecho de 15 quilômetros. Para saber como anda o 1.5L escolhemos a versão SE.
As características básicas do Fiesta mexicano foram mantidas. Suspensão um pouco dura, mas adequada às vias brasileiras. Bom espaço interno para até quatro pessoas. E muito plástico espalhado pela cabine.
A boa surpresa foi o desempenho do 1,5L, que não fica devendo ao 1,6L do modelo mexicano, que rendia até 122 cv. Já o câmbio de cinco marchas podia ter um curso menor.
A Ford quer ter apenas carros globais à venda no Brasil. E o Fiesta não podia ficar fora disso. Agora se vai virar o líder do segmento ainda é cedo para dizer.

 

Fiesta 2014 - 1Fiesta 2014 - 2Fiesta 2014 - 3Fiesta 2014 - 4Fiesta 2014 - 6Fiesta 2014 - 7Fiesta 2014 - 8Fiesta 2014 - 9Fiesta 2014 - 10Fiesta 2014 - 11Fiesta 2014 - 12Fiesta 2014 - 13Fiesta 2014 - 14Fiesta 2014 - 15Fiesta 2014 - 16Fiesta 2014 - 17

 

 

 

 

 

 

Motor
Sigma 1.6 16V; 1.597 cm³, quatro-cilindros em linha

Potência
125 cv @ 6.500rpm (gasolina) / 130 cv @ 6.500 rpm (alcool)

Torque
151 Nm @ 5.000 rpm (gasolina) / 157 Nm @ 5.000 rpm (alcool)

Câmbio
Automático de seis velocidades

Tração
Dianteira

Direção
Assistência elétrica

Rodas
Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve

Pneus
195/55 R15

Comprimento
3,96 m

Altura
1,46 m

Largura
1,97 m (com espelhos)

Entre-eixos
2,49 m

Porta-malas
281 l

Peso
1.153 kg

Tanque
51,6 litros