10 de abr. de 2013

Honda CRF 250L

Sempre achei a CRF uma moto bonita, mas com um valor salgado para uma moto exclusivamente off. 

Agora, não é mais exclusivamente off mais ainda MUITO (em maiúsculas mesmo) salgada no valor. 

Nunca andei em uma, nem faço trilha, talvez alguém que conheça a moto tenha alguma coisa para favorecer a Honda por esse abuso. 


MOTONLINE:

Esta moto foi mostrada no Salão de Tóquio no final de 2011. Depois, em novembro do ano passado, rapidamente foi apresentada no meio de uma convenção de concessionários Honda que aconteceu em Salvador (BA). Lá ela foi anunciada como um dos grandes lançamentos para 2013 e que chegaria logo nos primeiros meses do ano. Finalmente a nova Honda CRF 250L chega ao mercado em maio e completa o line-up de motocicletas da líder.

Uma típica on-off-road com proposta "dois em um" sem necessidade de qualquer alteração

Uma típica on-off-road com proposta "dois em um" sem necessidade de qualquer alteração

Desde a saída da Tornado que a Honda não tinha uma moto genuinamente trail, com as características de uso on-off-road. Como a própria Honda menciona em seu material de lançamento, "sempre houve em seu line-up modelos genuinamente prazerosos e com DNA de aventura". Então chega a CRF 250L, uma moto para aqueles consumidores que querem uma moto versátil para o uso urbano e que já esteja pronta para as trilhas e passeio de final de semana.

Motor oferece 23 cv, refrigerado a água e com duplo comando no cabeçote; protetor de cárter é providencial para o tipo de moto

Motor oferece 23 cv, refrigerado a água e com duplo comando no cabeçote; protetor de cárter é providencial para o tipo de moto

Importada da Tailândia, a nova moto foi projetada para uso misto e tem entre seus principais diferenciais o monocilíndrico arrefecido a líquido, o chassi do tipo berço semiduplo e o sistema de suspensões, com garfo telescópio invertido na dianteira e monoamortecido Pro-Link na traseira. Esse conjunto oferece a agilidade necessária para o uso urbano e a força e leveza para as estradas e trilhas.

O design é inspirado nas linhas da CRF 450R. As formas dos para-lamas, do tanque e da carenagem foram projetadas para dar à motocicleta um visual estreito e traz grafismo inspirado nas motocicletas de competição da marca, inclusive pela cor única no modelo para o Brasil, que vem apenas na cor vermelha. Na parte frontal a CRF 250L tem uma pequena carenagem que embute o farol com lâmpada de 60W/55 e o painel de instrumentos totalmente digital, que fornece informações como indicador do nível de combustível, relógio e hodômetro. Já a traseira conta com luz de freio integrada à rabeta.

Farol com 60/55 W de potência e painel digital

Farol com 60/55 W de potência e painel digital

O projeto procura dar à moto características de pilotagem que facilitam a movimentação do piloto, necessidade das nas motos off-road. O banco é estreito e reto assim como o tanque de combustível, permitindo que as pernas do motociclista fiquem bem encaixadas e facilitando os movimentos. Outra característica é a posição do guidão, que proporciona uma condução mais ereta. Completa o conjunto o tanque de combustível com capacidade para 7,7 litros. O peso seco da moto é de 139 kg.

O motor da CRF 250L é monocilíndrico de 249 cm³, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas e com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido e que desenvolve potência de 23 cv a 8.500 rpm e torque de 2,2 kgf.m a 7.000 rpm. A parte elétrica funciona com uma bateria selada de 12V. A relação do câmbio de seis velocidades foi pensada para favorecer o uso misto, com as primeiras marchas mais curtas para enfrentar os desafios das trilhas, combinadas com outras mais longas, trazendo mais conforto para o piloto.

Esbelta, alta e com grande vão livre do solo: características típicas de uma autêntica on-off-road

Esbelta, alta e com grande vão livre do solo: características típicas de uma autêntica on-off-road

O sistema de arrefecimento utiliza um radiador, protegido por uma grade de com defletores para melhorar o fluxo de ar. É usada ainda uma ventoinha de refrigeração para manter a temperatura em velocidades mais baixas, principalmente diante de um tráfego intenso ou em situações complicadas no off-road. O conjunto de suspensões da CRF 250L é formado por garfo telescópico invertido com curso de 250 mm na dianteira e sistema de amortecedor único Pro-Link com braço oscilante de 240 mm de curso na traseira.

Os freios são a disco com 256 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira e disco de 220 mm de diâmetro acionado por pinça de pistão simples na traseira. Seguindo o estilo off-road, os pneus possuem medidas 3-21 (51P) na dianteira e 120/80-18 (62P) na traseira que equipam rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira.

Disponível apenas na cor vermelha, a CRF 250L estará nas concessionárias Honda a partir de maio de 2013. Seu preço púbico sugerido é de R$ 18.490,00, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de 1 (um) ano, sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Honda CRF 250L 2013

Ficha técnica Honda CRF 250L 2013

CRF 250L resgata a verdadeira moto 2 em 1: durante a semana o uso urbano e .....

CRF 250L resgata a verdadeira moto 2 em 1: durante a semana o uso urbano e .....

.... e nos finais de semana um passeio off-road

.... e nos finais de semana um passeio off-road


Edio S. Portal
Projetista

Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com