Segundo informações de agências internacionais de notícias, quatro montadoras japonesas anunciaram o recall de 3,4 milhões de veículos no mundo, devido a um defeito nos airbags fornecidos pela empresa Takata Corp, uma das maiores empresas de equipamentos de segurança para a indústria automotiva no mundo.
Toyota, Honda, Nissan e Mazda constataram um problema no airbag do passageiro da frente. De acordo com a comunicado divulgado pelas fabricantes, em caso de acidente, a bolsa pode não inflar da maneira correta por conta de um defeito de fábrica, o que poderia machucar alguém e até ocasionar o incêndio. Por enquanto, nenhuma das três montadoras citadas foram notificadas sobre acidentes ou mortes causadas por airbags defeituosos.
Por enquanto, a Toyota disse que convocará cerca 1,7 milhões de carros produzidos entre novembro de 2000 e março de 2004, sendo 580 mil vendidos na América do Norte e 490 mil na Europa. O recall também chegará ao Brasil, segundo informou a assessoria de imprensa, que, por enquanto, não tem a informações de quantas unidades serão afetadas. No geral, os modelos envolvidos são Corolla, Tundra, Yaris e Camry.
Já a Honda, informou que a ação envolverá 1,14 milhões de veículos no mundo todo, assim como a Nissan, que deverá informar 480 mil proprietários dos modelos Maxima e Cube. No Brasil, a marca ainda avalia o impacto do chamado sobre modelos comercializados. O Ministéria da Justiça já notificou as três montadoras sobre a divulgação imediata de um comunicado oficial a respeito do chamado.
A Takata também fornece airbags e cintos de segurança para Daimler AG e a Ford, mas a empresa ainda não esclareceu se algum dos modelos estão incluídas nesse recall.
Projetista
Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com