26 de abr. de 2013

Como legalizar o carro rebaixado

 

A4Bom pessoal, talvez alguma coisa já tenha mudado, pois essas regras mudaram algumas vezes nos ultimmos anos. Hora pode legalizar xenon, depois não… Vai saber… Mas vale a dica!

Existe para alguns amantes de carros, o gosto por carros rebaixados. Atualmente, rodar com um veículo rebaixado sem a legalização do DETRAN é considerado crime perante a lei. Mas entrou em vigor uma lei este ano que libera a legalização de carros tunados, como são popularmente conhecidos estes tipos de veículos.

De acordo com a resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito, (CONTRAN), foi permitido a usuários que acham justa tal modificação, rebaixar seus veículos ou fazer qualquer modificação na originalidade dos carros desde que estes sejam inspecionados por um órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, tal órgão que conhecemos mais pela sua sigla INMETRO. Tal inspeção emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV), onde após testes realizados, constata que as modificações feitas não oferecem risco direto aos seus condutores.

Classico TopA partir do inicio dessa resolução, houve um aumento considerável em empresas especializadas no serviço de tunning, termo em inglês e sem tradução direta usado para se referir a essa prática de modificação em carros.

 

Legalizando o carro rebaixado

Para conseguir a regularização do seu veículo, é preciso requisitar uma solicitação nos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) antes de fazer a troca na suspensão (rebaixamento). Esta solicitação pode ser requisitada também por veículos modificados, porém eles pagarão uma multa pela prática feita sem prévia autorização.

Com todas as vistorias feitas, o veículo passa a ter em seu licenciamento a informação das modificações feitas assim como as novas medições do carro levando em consideração a nova altura, a distância entre o solo e o ponto do farol baixo do automóvel. Esta regra é valida para suspensões fixas, sendo proibidos sistemas móveis.

CorolaO custo para fazer a vistoria e emitir um novo documento é em torno de 500 reais e desde a aprovação da nova lei, a procura foi grande apesar do valor consideravelmente alto. Na vistoria são analisados cerca de 300 itens de segurança e se apenas 1 destes não apresentar bom desempenho o veículo não é liberado.

Os interessados em regularizar seus veículos tunados devem primeiro ir até um Centro de Registro de Veículo Automotores e solicitar a modificação, como já foi dito. Depois de autorizado, se dirigir até uma mecânica especializada para mudar o sistema de suspensão. Logo depois ir até uma empresa de inspeção credenciada ao Inmetro para fazer tal procedimento. Procedimentos feitos, as alterações são passadas para o DETRAN. Com o comprovante de inspeção em mãos, o motorista volta ao CRVA e solicita o documento do veículo. O documento é enviado ao cliente pelo correio. Somente após todos esses procedimentos que o motorista pode andar livremente sem correr o risco de receber multa ou ter o carro apreendido.