6 de fev. de 2013

BMW vendeu a Husqvarna


Em comunicado oficial a BMW Group infoma que negociou a venda da centenária marca Husqvarna para Pierer Industrie AG (Áustria), uma das empresas controladoras da KTM, por questões de realinhamento estratégico da divisão BMW Motorrad.

A nota esclarece que baseado nas tendências dos mercados, em aspectos demográficos e no crescimento das demandas por motocicletas, a BMW está optando por concentrar seus esforços na expansão de sua oferta de produtos para explorar todo o seu potencial de crescimento futuro.

A partir disso, o foco da montadora alemã deve se direcionar para projetos de mobilidade urbana e soluções de e-mobilidade, como o desenvolvimento de veículos elétricos, concentrado dessa forma os recursos da divisão BMW Motorrad.

A aquisição da Husqvarna pela Pierer Industrie AG ainda está sujeita à análise das autoridades antitruste e as duas partes concordaram em não divulgar os valores envolvidos no negócio.

Além de trabalhar com produtos exclusivamente da linha premium com modelos Tourer, Enduro, Sport, Roadster e Maxi-Scooter de 650 a 1600cc, a BMW planeja como próximo passo para a ampliação da sua linha o lançamento do scooter elétrico C Evolution (projeto de e-mobilidade) em 2014.

Adicionamente a marca alemã anuncia que serão feitos novos investimentos em modelos de entrada, equipados com motores 650cc monocilíndrico, e modelos de luxo, com motores de 6 cilindros.

Segundo a BMW do Brasil, as operações da Husqvarna programadas para o mercado nacional estão canceladas, incluindo os lançamentos dos modelos TE 310R e TE 477 e a produção nacional da linha Nuda 900, que seria montada na fábrica da Dafra, em Manaus (AM).

A nova proprietária da Husqvarna, o grupo Pierer Industrie, controlador da KTM, ainda discute na esfera jurídica com o Grupo Izzo, ex-representante da fabricante austríaca no Brasil. Enquanto não houver uma definição sobre esse litígio os planos futuros da marca para o mercado brasileiro ficam suspensos.

A BMW havia adquirido a Husqvarna da fabricante italiana MV Agusta em julho de 2007 e desde então vinha investindo forte na renovação da marca sueca, incluindo a transferência de tecnologia e componentes compartilhados nas suas motos e criação de competente divisão esportiva.

O ponto alto do programa de cooperação da BMW e Husqvarna foi o lançamento da nakeds Nuda 900 e Nuda 900R, desenvolvidas a partir do modelo BMW F 800R com aumento da cilindrada do motor.

No ano de 2012, a BMW registrou vendas recordes no mundo com mais de 100 mil unidades comercializadas e a Husqvarna, cresceu mais de 15% no último ano, com mais de 10 mil unidades vendidas.



Edio Portal


Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com