19 de out. de 2012

Sedã usará "padrão Toyota" para cativar

Etios Sedan tem confiabilidade, espaço interno razoável e baixo custo de manutenção. Mas...

Marcos Camargo / Guilber Hidaka

Você conhece. Você confia. A máxima usada pela VW durante anos – até a influência alemã trocar tudo pelo insípido "Das Auto" – serve como um quimono na marca japonesa. Ou você já viu algum dono de Corolla ou Hilux reclamar que o carro quebrou sem que tenha sofrido algum abuso, seja por conduta do motorista ou por manutenção desleixada? Essa é a égide que o Etios sedã deve usar como estratégia de convencimento. Um argumento forte em se tratando de um sedã, pois você não vai arriscar a segurança da sua família, não é mesmo?
O três volumes é fabricado em três versões, todas com motor 1.5 16V de 96,5 cv e com preços entre R$ 36.190 e R$ 44.690. O mais barato, chamado de X, vem com direção elétrica, ar quente, airbag duplo e ABS de série. Para colocar ar-condicionado você gasta mais R$ 2.700. O modelo XS já vem com o climatizador e inclui maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro, travas e vidros elétricos, e MP3 player por R$ 41.490.
Quem quiser o Etios Sedan XLS, top de linha avaliado nesta apresentação, vai desembolsar R$ 44.690 e incluir no modelo XS as rodas de liga leve aro 15", comando de abertura das portas na chave, banco traseiro rebatível, faróis de neblina, tecido especial de acabamento dos bancos e barras cromadas na grade dianteira e na tampa traseira.
Mas por esse preço, há carros melhores? Bem... Imagine que com R$ 40.420 você compra um Grand Siena Essence, com motor 1.6 16V de 117 cv, ABS, airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica e rodas de liga-leve de 16". Os vidros elétricos valem R$ 448 e o rádio MP3 player com os retrovisores elétricos custam R$ 930. Por R$ 41.798 ele é mais potente, melhor equipado e bem atualizado frente ao Toyota. Ah, e você pagará R$ 2.892 a menos!
Tem mais. Por R$ 42.230 você compra um Renault Logan automático com o mesmo nível de equipamentos do Etios Sedan e a vantagem da transmissão automática. Até o VW Voyage 1.6, conhecido por ter opcionais mais caros, se receber o pacote com os mesmos equipamentos do Toyota, fica mais barato: R$ 42.613. Em suma, a pergunta que não quer calar é: por que o Etios é tão caro?

Marcos Camargo

Na Toyota ninguém esconde o sentimento de que "o consumidor compra carros da marca porque ter um desses na garagem dá certo status, é sinônimo de racionalidade e porque se sente seguro". Mas quem comprou um Toyota até hoje no Brasil ou teve o lendário Corolla ou os indestrutíveis membros da família Hilux, carros que valem o quanto custam. No caso do Etios, avaliá-lo como um Toyota "e ponto final" dará uma noção distorcida ao consumidor. O Etios não é esse primor de carro.
Seu design não foi considerado prioridade. O visual do Etios é pobre. Na frente ele acompanha a precariedade do desenho indiano, com faróis quadrados em um conjunto sem emoção. Na traseira, apesar dos esforços com uma barra cromada e grandes lanternas, falta graça. Agora, se a versão top de linha peca nos caprichos visuais, imagine as outras, X e XS, nas quais a Toyota não se deu ao trabalho nem de equipá-las com rodas de liga leve?

Marcos Camargo
À exceção do Renault Logan que tem suas vendas majoritariamente nas versões entre R$ 26.000 e R$ 32.000, as marcas se preocupam cada vez mais com o que o carro parece ser. A VW caprichou na reestilização do Voyage, a Fiat transformou o Siena em um carro totalmente diferente do que você sempre comprou. Então, a Chevrolet não deixou barato e investiu pesado na imagem de "carro grande do Cobalt". A Toyota não, a marca entende que o consumidor se preocupará mais com o logotipo.
Por dentro você pode ter duas análises, uma prática, para quem dirige, outra para quem se acomoda. Se a sua preferência for por espaço interno para a família, não há do que reclamar. Cabem três no banco de trás numa boa. Mas para o motorista, a não ser que todos os donos de Etios tenham 1,80 m, ou menos, a acomodação para dirigir é sofrível. Primeiro porque não há ajuste de altura do banco e a regulagem de altura do volante é pouco abrangente. Segundo porque o painel é baixo e os instrumentos centrais impossibilitam quem tem mais de 1,80 m enxergar a parte de cima do velocímetro. Os retrovisores ficam baixos demais também, e, para ajustar o da direita, caso você seja responsável o bastante, terá que parar o carro, não há regulagens elétricas, nem como opcional.
Marcos CamargoMarcos Camargo
A sensação ao guiá-lo é de que se está em um carro mais simples do que a nota fiscal mostra. Ele é honesto, ok. Anda razoavelmente bem para um carro familiar na cidade e na estrada, ok de novo. É até silencioso, tudo bem. Mas pagar R$ 44.690 em um carro por essas virtudes é como escolher o melhor amigo porque é o único que não ganha de você no futebol.
Sua suspensão é um tanto flácida e a direção acompanha esse comportamento com pouca aptidão para desvios mais rápidos. Sinceramente, não tem nada a ver com nenhum outro Toyota. A única semelhança com os carros da marca fica pelos bons níveis de consumo de combustível.
A melhor parte está na manutenção. Segundo a Toyota, você gastará R$ 643,50 para mantê-lo em ordem até os 30.000 km e R$ 1.637 na somatória até os 60.000 km. Os três anos de garantia também são atrativos, assim como a troca de componentes a preço fechado, com valores convidativos propostos pela própria Toyota.
AO VOLANTE
DESEMPENHO Não foi feito para surpreender, por isso o resultado de 0 a 100 km/h em 11s5 pode ser considerado razoável. Mesmo com duplo comando, o torque em baixa é bom e a retomada de velocidade está na média do seu segmento.
SUSPENSÃO Deveria ser mais equilibrada. O conforto recebeu privilégios, mas não há muito o que comemorar em curvas fechadas e desvios rápidos. A direção não é veloz e com a carroceria pendulando demais, parece ainda mais lenta.
ETIOS SEDAN 1.5 XLS
BOM
+ Manutenção. As três primeiras revisões não ultrapassam os R$ 644.
+ Bom espaço traseiro e porta-malas bem grande são suas maiores armas.
+ Consumo de combustível foi melhor do que a média do segmento.
+ Confiabilidade da marca e plano especial de manutenção em até 1 hora.
RUIM
- Design não condiz com a concorrência de mesmo preço.
- Falta regulagem de altura para o motorista e a de distância é bem pequena.
- Pensando na Toyota? No Corolla? Com esse acabamento nem parece ser da marca.
- Preços. Carros maiores e mais atuais são até R$ 4.000 mais baratos!
SEU BOLSO
Preço Real: R$ 44.690Reprodução
Taxa de financiamento: 1,2%
Parcela mensal: R$ 779
(50% entrada + 36 vezes)
Emplacamento: R$ 1.200
(Primeira documentação, sem IPVA)
Seguro: R$ 2.300
IPVA (4%): R$ 1.787
Garantia: 3 anos
1ª revisão (estimada): R$ 135
2ª revisão (estimada): R$ 280
3ª revisão (estimada): R$ 228
Gastos iniciais: R$ 28.411
(Docto. + entrada + 1ª parcela + seguro)
Desval. (estimada 1º ano): 11%
Desval. (estimada 2º ano): 6%
A TOYOTA NÃO IMAGINOU QUE quando lançasse o Etios, o mercado nacional estaria repleto de novidades justamente neste segmento. Grand Siena, Cobalt, Voyage... Todos têm menos de um ano de idade nas gerações/reestilizações atuais. Aprovado por consumidores em clínicas em 2007 e 2009, o Etios até que faria algum barulho caso sua chegada tivesse acontecido em 2010, mas agora não. Falta carisma, não há novidade e tampouco seu preço é atrativo. A aposta da marca em si própria é mostra de confiança no trabalho realizado, mas o carro é bem mais simples que a concorrência. Com isso, a confi ança toma ares de soberba. Apesar de não ser barato nem bem resolvido, a manutenção sai bem em conta. Mas só isso não basta, a Toyota poderia ter feito mais por você.
Avaliação do Teste: 2/5
Reprodução

“Terra”