2 de abr. de 2012

Perdi o código do rádio. E agora?

 

Saiba o que fazer quando se perde a senha de segurança do seu sistema de som.

Em nome da segurança, seu rádio pode ficar mudo

 

Por que os rádios têm códigos de segurança?
Segundo Renato Abrano Tomazin, gerente de qualidade da unidade de negócios Infotainment & Connectivity da Continental, a função de segurança serve para cancelar o uso do produto em caso de roubo ou furto. Outro tipo de código de segurança, para veículos que possuem linhas de dados entre os seus componentes, faz com que o rádio identifique o número do chassi, gravado na central eletrônica. Assim, se este rádio for instalado em outro automóvel, um alerta contínuo de erro de instalação será emitido, ou ainda, o erro será indicado e o produto não funcionará.

Se você perdeu o código não há uma maneira de ligar o rádio. Se o código for digitado errado, o produto entra em modo de espera por dois minutos e a cada tentativa errada, o tempo dobra, podendo chegar a 30 minutos de espera. Na décima tentativa, somente a fabricante consegue desbloquear o aparelho.

Para recuperar o código, leve o veículo em uma assistência técnica ou concessionária. Lá, um programa de propriedade limitada será utilizado. Esse programa, a partir de um banco de dados, relaciona o pré-código descrito na etiqueta do rádio ao seu código de desbloqueio,  sendo possível, assim, informar o código para o cliente.

O que fazer? Para não perder, guarde o cartão do código do rádio em um local seguro.

E a nota? A nota fiscal pode ser solicitada para desbloqueio.

Como prevenir? Na hora que comprar o rádio teste o código junto com o vendedor.