4 de mai. de 2011

Obrigatoriedade do rastreador é adiada para 2012

Dispositivo causa polêmica há dois anos.

image

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 15 de agosto de 2012 a obrigatoriedade da instalação do rastreador antifurto em todos os tipos de veículos (incluindo automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, triciclos e até quadriciclos) nacionais e importados.

A medida deveria ter entrado em vigor a partir da última segunda-feira, 2 de maio. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, a alteração foi realizada por conta da complexidade da infraestrutura de telecomunicações necessária para o funcionamento do Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos, conhecido como SINRAV.

Sendo assim, os carros e motos devem começar a ser equipados com o dispositivo a partir de 15 de janeiro de 2012. A partir desta mesma data, 20% da produção total de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos deverá contar com o equipamento.

Em 15 de março, 40% dos veículos fabricados no Brasil deverão cumprir a lei e, três meses depois, 70% dos veículos precisarão sair de fábrica com rastreador. Até 15 de agosto de 2012, 100% da frota zero-quilômetro do país precisará ter o sistema antifurto.

A obrigatoriedade do rastreador vem sofrendo constantes adiamentos desde 2009. A principal polêmica consiste na violação da privacidade do usuário, já que o sistema identifica todo o trajeto realizado pelo motorista a bordo de seu carro.

“4Rodas”