Dinheiro será voltado para lançamento de novos produtos.
A Fiat confirmou nesta terça-feira, 1º de dezembro, seus planos de investimento no Brasil até o ano de 2010.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, o presidente da empresa, Cledorvino Belini, informou que pretende aplicar 1,8 bilhão de reais no país no ano que vem. A quantia faz parte de um montante de 5 bilhões de reais, que vem sendo destinados ao Brasil desde 2008.
Belini revelou que a Fiat vai lançar vinte produtos em 2010, entre versões de modelos já existentes e novos produtos. A montadora, que realizou 15 lançamentos em 2009, estima que o mercado brasileiro crescerá pelo menos 5% no ano que vem.
O executivo não comentou sobre a possibilidade de a Fiat abrir uma nova fábrica no país, já que a planta de Betim (MG) está operando no limite de sua capacidade produtiva. Belini admitiu que uma das alternativas para suprir a demanda do mercado latino-americano seria ampliar as instalações da planta de Córdoba, na Argentina.
Recentemente, Volkswagen e Ford também anunciaram seus investimentos no país para os próximos anos. A VW pretende injetar 6,2 bilhões de reais até 2014, enquanto que a Ford quer investir 4 bilhões de reais entre 2011 e 2014.
Em 2009, a Fiat acabou perdendo a liderança do segmento de automóveis de passeio para a Volkswagen. De acordo com o último relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a VW detém 25,54% do mercado, contra 24,97% dos italianos.
Entre os comerciais leves, no entanto, a Fiat ainda lidera com folga. A montadora figura com 22,25% do segmento, ante 17,69% da GM, segunda colocada na lista da Fenabrave.
“4Rodas”