9 de nov. de 2009

Fiat revela planos para Chrysler, Dodge e Jeep

Novos modelos da marca americana, em sua maioria, vão contar com plataformas Fiat

image

O CEO da Chrysler e do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, anunciou na noite da última quarta-feira, 4 de novembro, os detalhes do plano de ações para os próximos cinco anos da montadora norte-americana.

Segundo informações da agência de notícias Automotive News, praticamente todos os novos modelos das marcas Chrysler, Jeep e Dodge serão baseados em plataformas e modelos fabricados pela Fiat.

No caso da Chrysler, classificada pelo vice-presidente de planejamento Joseph Veltri como a “maior beneficiada” no acordo, os modelos Sebring e 300 C serão reestilizados no ano que vem.

Em 2012, um novo sedã médio será lançado, enquanto que o ano seguinte prevê os lançamentos de um novo compacto, um substituto para o sedã Sebring e um crossover. Para 2014, a novidade deve ser a nova geração da minivan Town & Country.

A Jeep, que deve ser transformada em única marca mundial do grupo norte-americano, também passará por mudanças. O Grand Cherokee totalmente renovado chegará ao mercado em maio de 2010.

No mesmo ano, os modelos Patriot, Compass e Wrangler SUV serão renovados. E, em 2013, a Fiat pretende substituir o SUV Patriot e o crossover Liberty por projetos de autoria própria, além de lançar um utilitário esportivo compacto baseado no Fiat Panda 4x4.

A Dodge é a marca que reserva o maior número de novidades. No ano que vem, os modelos Avenger e Journey (este último também vendido no Brasil) serão reestilizados, assim como o sedã Charger. Ainda em 2010 está previsto o lançamento de um crossover baseado na plataforma do novo Grand Cherokee.

Em 2012, chegará um sedã médio para substituir o Caliber e no ano seguinte a Dodge terá duas novidades: um hatchback compacto baseado em projeto Fiat (com porte semelhante ao Punto europeu) e um novo sedã médio para substituir o Avenger. Em 2014, chega a nova geração da minivan Dodge Grand Caravan.

Quanto à recém-criada marca Ram, voltada para as picapes e veículos comerciais, ainda há poucas informações. A picape Dakota será descontinuada em 2011 e a montadora está estudando a possibilidade de lançar um novo modelo baseado em uma plataforma de veículo de passeio. As vans comerciais da Fiat também devem ser vendidas nos EUA com o logotipo da Ram até 2012.

Sobre a Fiat, o subcompacto 500 ('Cinquecento') chegará ao Estados Unidos no último trimestre de 2010, inicialmente apenas na motorização 1.4 Fire 16V - a mesma que é comercializada no Brasil. A versão equipada com turbocompressor deve ser vendida nos EUA apenas em 2011.

Outras tecnologias da marca italiana, como os motores MultiAir (que regulam a abertura das válvulas e o tempo de admissão de ar em cada cilindro) e as transmissões com embreagem dupla, também devem ser aproveitadas pelos norte-americanos.

A Chrysler já anunciou que pretende substituir todos os motores V6 por conjuntos de cilindrada entre 2,7 e 4-litros. Especula-se que grande parte dos propulsores dos modelos americanos passem a utilizar a tecnologia Fiat.