24 de nov. de 2009

BMW lança sexta geração do Série 5

Sedã intermediário da gama passa por mudanças para enfrentar o Classe E

A BMW apresentou na noite da última segunda-feira (23) em sua sede localizada na cidade Novo BMW Série 5de Munique, Alemanha, a sexta geração do Série 5, modelo que tem como principais concorrentes o renovado Mercedes-Benz Classe E e o Audi A6. Segundo a marca, o sedã passa a contar com uma nova arquitetura semelhante a encontrada no Série 7, top de linha no portfolio da empresa, o que representou em uma série de alterações estéticas, mecânicas e de conforto.

Na parte externa, as principais novidades estão na grade dianteira, faróis, que passam a ser BMW Série 5 2011mais largos, com design semelhante ao visto no crossover X6. A traseira também foi renovada com a adoção de lanternas inéditas, enquanto a caída do teto remete ao estilo adotado nos cupês, uma tendência observada em automóveis desse segmento.

Para destacar as características de esportividade e dirigibilidade inerentes à BMW, o novo Série 5 pode ser BMW Série 5 2011equipado com o Dynamic Driving Control, pelo qual o motorista pode regular o trabalho da suspensão de acordo com suas preferências. Também fazem parte do pacote o Adaptive Drive, Dynamic Damper Control (controle da atuação dos amortecedores), Dynamic Drive (controle de estabilidade) além do Integral Active Steering, sistema que pode esterçar ligeiramente as rodas traseiras para BMW Série 5 2011melhorar as respostas do carro dependendo da manobra, em uma mudança de faixa na estrada, por exemplo.

Ao todo a sexta geração do Série 5 terá seis opções de motores, sendo um 8 cilindros, três 6 cilindros e dois 6 cilindros diesel. A BMW informa que o recém-lançado 520d, com 184 cv de potência, e equipado com o dispositivo Start Stop, que desliga o propulsor quando o BMW Série 5 2011veículo fica muito tempo parado, possui a melhor média de consumo de seu segmento, sendo capaz de rodar 20 km com um litro de diesel, de acordo com os padrões europeus de medição. A variante top de linha, por sua vez, será o 550i com o bloco de 8 cilindros, dois turbocompressores e injeção de alta precisão da BMW, o que permite extrair 407 cv do conjunto.

Todos as versões poderão ser equipadas, opcionalmente, com a transmissão de 8 marchas BMW Série 5 2011fornecida pela ZF, sendo que somente no 550i ela é de série. Para otimizar a eficiência do novo Série 5, a chancela EfficientDynamics incorporou nos carros a direção com assistência elétrica (EPS), indicador de troca de marcha e o Brake Energy Regeneration, dispositivo semelhante ao KERS usado na etapa de 2009 da F1. A construção do modelo também foi pensada para reduzir o peso, assim BMW Série 5 2011como a adoção de elementos aerodinâmicos para diminuir a resistência à passagem do ar.

No interior, o BMW ConnectedDrive agrega o Parking Assistant para auxilio nas manobras de estacionamento e o Active Cruise Control (piloto automático). No campo da segurança o novo Série 5 traz o alerta de mudança de faixa (Lane Change Warning) além do Speed Limit BMW Série 5 2011Info e o BMW Night Vision, que identifica o limite de velocidade informado pelas placas na rodovia e detecta pedestres por meio de uma câmera, respectivamente. Ao longo de suas cinco gerações, o Série 5 já soma mais de 5,5 milhões de unidades vendidas e é um dos modelos mais bem sucedidos da BMW. Confira abaixo um vídeo da novidade: BMW Série 5 2011BMW Série 5 2011